Pesquisa no sítio eletrônico do DATASUS, para levantamento de dados nos sistemas de informações: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde-CNES; Sistema de Internações Hospitalares-SIH; Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos-SINASC; Sistema de Informação sobre Mortalidade-SIM; Sistema de Informação de Agravos de Notificação-SINAN; Sistema de Informação da Atenção Básica-SIAB; Sistema de Informação sobre Câncer de Colo do Útero-SISCOLO e Sistema de Informação do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento-SISPRENATAL.
-Reunião com o Secretário Municipal de Saúde, Sr. Osvaldo Luis Alves, técnicos das áreas de Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Farmácia, Central de agendamento de consultas e exames especializados e membros do Conselho Municipal de Saúde.
-Análise da documentação disponibilizada à equipe de auditoria, incluindo os instrumentos de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, dentre eles, o Plano Municipal de Saúde; Programação Anual de Saúde; Relatório de Gestão 2008 e Termo de Compromisso de Gestão; Legislação de criação do Fundo e do Conselho Municipal de Saúde e atas do Conselho.
-Visitas de inspeção às unidades de saúde, Farmácia Básica e Hospital Metropolitano de Sarandi.
- Análise das informações geradas a partir das bases de dados municipais do SIH; SINASC; SIM; SINAN, SISCOLO E SISMAMA.

ALGUMAS CONSTATAÇÕES DA AUDITORIA EM SARANDI: voce pode ler no Blog do Portal do Controle Social  de responsabilidade do competente Allan Márcio,