Em 2014, a palavra de ordem foi inovação. A 42ª Expoingá precisava vir com a mesma credibilidade e qualidade de sempre, mas trazendo novidades aos visitantes, que a cada edição esperam algo diferente. A Sociedade Rural de Maringá (SRM) aproveitou então o ano de Copa do Mundo no Brasil para enaltecer um setor em que o país também se destaca como campeão, o agronegócio. E com o tema “Expoingá – Campeões no Campo e na Cidade”, a demonstração foi do que há de melhor em produtividade durante os 11 dias de feira.
Quem passou pelo Parque Internacional de Exposições neste período teve a oportunidade de ver de perto o quanto a tecnologia tem influenciado positivamente no trabalho do campo. A exposição, mais uma vez, mostrou que o empreendedorismo do produtor brasileiro, aliado às facilidades tecnológicas hoje à disposição, colocaram o agronegócio nos melhores patamares.
Para atender a demanda de pequenos, médios e grandes produtores rurais, o Pátio de Máquinas e Implementos Agrícolas foi ampliado em 3.800 m², com um aumento de 40% no número de expositores. Foram mais de 900 expositores no total, vindos dos setores da indústria, comércio, serviços, gastronomia, vestuário, automotivo, entre outros.
Clima agradável, parque de exposições lotado, ambiente limpo, famílias inteiras se divertindo, expositores concretizando excelentes negócios. Foi assim que a 42ª Expoingá se apresentou ao público em 2014.
“Mais uma vez a preocupação foi realizar uma feira de qualidade, comprometida com a segurança dos visitantes, com o entretimento e a diversão das famílias, com a geração de empregos, com a satisfação dos expositores, com o bem estar dos animais em exposição, com o aprendizado de quem veio à procura de conhecimento e com a realização de bons negócios. Foi com responsabilidade social, ética, compromisso com o agronegócio e com a sociedade, que a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizou mais uma bem-sucedida edição da Expoingá. A dedicação e o trabalho em equipe nos motivam a avançar rumo a 2015 com o mesmo comprometimento”, destaca o presidente da SRM, Wilson de Matos Silva Filho.
Público visitante - O público registrado nos onze dias de evento reforça a grandiosidade da Expoingá. Mais uma vez a meta, inicialmente prevista em mais de 500 mil visitantes, foi ultrapassada. Desta vez, 519.624 visitantes passaram pelo Parque de Exposições.
Comercialização - A 42ª Expoingá também ultrapassou sua meta de comercialização. Foram gerados e prospectados R$ 342 milhões, isso porque diversas negociações iniciaram durante e continuam no pós-feira. Aliás, este foi um dos motivos que levou as instituições financeiras presentes no evento – Banco do Brasil, Sicredi União Paraná e Caixa Econômica Federal, a estenderem por alguns dias as condições especiais de comercialização oferecidas durante a feira, para quem protocolou negócios na Expoingá. As instituições irão manter até as próximas semanas as mesmas taxas para os negócios que foram prospectados durante a mostra.
Ações sustentáveis – Novamente a Expoingá contou com um plano de sustentabilidade que visou reduzir o impacto ambiental da feira. Entre as ações realizadas, pesquisa com expositores e visitantes, captação de banners para a confecção de sacolas retornáveis, espaço da sustentabilidade, neutralização de carbono, separação e destinação correta de resíduos gerados durante a exposição, coleta de óleo residual de fritura, coleta de lixo eletrônico, além da conscientização ambiental, feita através da distribuição de folders e/ou cartilhas.
*As ações foram realizadas em parceria com a empresa Ecoalternativa e com o curso de Agronomia da Unicesumar.