Será formada uma banda de percussão, composta por 47 alunos, de 14 a 17 anos, da rede municipal de ensino, que estão construindo seus instrumentos a partir de materiais recicláveis. A principal exigência para participar do projeto, é estar estudando.
O Projeto Espaço Jovem, idealizado pela Secretaria Municipal da Ação Social e que propõe atividades de valorização dos talentos por meio da música, está dando frutos. Uma mostra do trabalho desenvolvido pode ser vista no CSU (Centro Social Urbano), todas as sextas-feiras, entre 14:30 e 16:30 horas.
Latas de óleo, garrafas PET, baldes, pedaços de canos e outros materiais são utilizados para a confecção dos instrumentos de percussão, promovendo uma interlocução entre a música e o cuidado com o meio ambiente.
Os ensaios da banda ocorrem no contra turno escolar e visam à descoberta e vivência da música e do ritmo. “Inserir a música na vida desses alunos é proporcionar o exercício da arte de uma forma lúdica, criativa e até solidária. É um momento no qual se compartilham experiências e se divide a sabedoria”, explica a coordenadora do Projeto Espaço Jovem, Cristina Jacometto.
De acordo com o professor de música, Roque Aranda, o trabalho está em fase inicial. “A proposta é nova e empolgante. Estamos na etapa de confecção dos instrumentos com sons indefinidos, como, surdo, pandeiro, bumbo, sino, entre outros. Dentro de 6 meses pretendemos iniciar as apresentações da banda. A música está nos possibilitando o incentivo ao protagonismo juvenil. O aluno, por meio da música, descobre um mundo diferente e mais feliz”, acrescentou Roque.
A Secretária da Ação Social, Mariângela Martins Molina Silvestre, a Mari, se mostra entusiasmada com o resultado obtido pelo Projeto Espaço Jovem. “Primamos pela qualidade de vida do cidadão. Nossos alunos estão encontrando na música, no esporte e na arte uma maneira viver melhor”, disse Mari.
Além da oficina de instrumentos musicais com material reciclável, os alunos do Projeto Espaço Jovem praticam atividades como, flauta, teatro, artesanato, xadrez, vôlei, futsal, karatê, jiu-jitsu e informática profissionalizante. Uma bolsa auxílio mensal também é oferecida aos participantes.
Maiores informações na Secretaria Municipal da Ação Social, localizada à Rua Rotary, nº 88, ou pelo fone: (44) 3232 1072.
Nenhum comentário:
Postar um comentário