Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Maringá terá 1º Festival de Teatro do Estudante

A Secretaria de Cultura de Maringá vai realizar, entre os dias 20 e 23 de setembro, o I Festival de Teatro do Estudante, evento de caráter competitivo aberto a estudantes de escolas públicas e particulares de Maringá, divididos em três categorias: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e Ensino Médio. As inscrições já estão abertas.
Para participar, as escolas devem enviar pelo correio ou entregar pessoalmente na Secretaria de Cultura a ficha de inscrição preenchida e a gravação integral do espetáculo em DVD, com duração máxima de 60 minutos. As montagens podem ser em qualquer gênero (comédia, drama, pantomima, farsa, tragédia, bonecos, etc), com textos clássicos ou autorais. Uma parceria com a Unifamma garantirá a gravação dos espetáculos aos interessados, pois a instituição vai oferecer o serviço gratuitamente.
Os espetáculos serão selecionados pela Comissão Organizadora, responsável por definir onde e em que ordem os mesmos serão apresentados. Estarão disponíveis para o festival as principais salas de espetáculos da Secretaria de Cultura, como o Teatro Calil Haddad, Teatro Barracão e Teatro Reviver. Cada um destes espaços poderá receber vários espetáculos por dia, nos períodos da manhã, tarde e noite, a critério da Comissão Organizadora.
Serão premiados 12 quesitos em cada categoria: espetáculo, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, autor/texto, música, diretor, iluminação, cenário, figurino e prêmio especial do público. Os prêmios serão anunciados e entregues na noite de domingo, 27 de setembro, no Teatro Calil Haddad. Os ganhadores receberão troféu confeccionado por artista plástico local.
O Festival Estudantil de Teatro de Maringá tem como principais objetivos: estimular a produção de textos e espetáculos teatrais nas escolas, observando com atenção os aspectos artísticos, sem prejuízo do conteúdo didático e do aprendizado, função primeira do teatro produzido nas escolas; dar visibilidade para a produção teatral escolar feita em Maringá e revelar possíveis novos talentos, além de formar público para o teatro, desenvolvendo uma ação educativa por meio da arte, levando crianças e jovens a produzirem teatro, conhecerem os bastidores dessa arte e também assistirem a espetáculos;

Nenhum comentário: