Alagamento em São Paulo ,Capital, morte em Barueri foi o saldo das chuvas desta semana, que desabou o volume de um mês para paulistas e paulistanos.
Em Santa Catarina, cerca de 72 mil pessoas em mais de 40 municípios foram afetadas pelas fortes chuvas e ventos na madrugada desta terça-feira. Ao todo, 138 pessoas ficaram feridas e 10.800 edificações sofreram alguma avaria. Em Guaraciaba, no oeste catarinense, quatro pessoas morreram. O prefeito da cidade, Ademir Zimmerman, classificou a situação de "desesperadora".
Dezenas de municípios do Rio Grande do Sul decretaram estado de emergência por causa dos estragos causados pelo temporal. Em Itaara (na região central do Estado), cerca de 1.000 casas foram destelhadas devido a uma chuva de granizo na tarde de segunda-feira. No sul do Estado, cerca de 25 mil consumidores de Bagé e Pelotas ficaram sem energia elétrica durante boa parte do dia. No total, mais de 100.mil residências gaúchas ficaram sem energia elétrica durante algum momento.
No Paraná, chuva e vendaval também causaram estragos. Segundo a Defesa Civil, os problemas começaram por volta das 22h de segunda-feira e avançaram pela madrugada de terça. Os ventos ultrapassaram 100 km/h em algumas regiões, segundo dados oficiais. O mau tempo afetou 39 municípios, 1.875 edificações e 6.981 pessoas no Estado. A maior parte dos estragos aconteceu entre os municípios de Cascavel e Guaratuba. O governo do Estado registrou destelhamento em 1.675 edificações em 39 cidades.
No município de Primeiro de Maio, próximo de Londrina, 14 pessoas ficaram feridas, três delas em estado grave. Em Santo Antônio do Sudoeste, 350 casas foram destelhadas e 82 pessoas ficaram desabrigadas, são 82 pessoas.
Previsão do tempo
As chuvas que atingiram as regiões Sul e Sudeste devem continuar nesta quarta-feira (9), segundo Mônica Lima, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). De acordo com ela, a massa de ar úmida ficará estacionada sobre São Paulo, causando fortes chuvas e temporais no Estado.
Já uma frente fria permanece sobre o Sul do país, ocasionando queda nas temperaturas. Os temporais, entretanto, devem dimuinuir em algumas áreas. "A região continua em alerta, mas não se espera chuva tão intensa", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário