O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 30, três bispos para assumirem dioceses vacantes no Brasil. São eles: dom Vicente Costa, que está sendo transferido da diocese de Umuarama (PR) para a vacante diocese de Jundiaí (SP); dom Pedro Luiz Stringhini, que atualmente é bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP) e agora passa a assumir a diocese de Franca (SP); e o arcebispo de Palmas (TO), dom Alberto Taveira Corrêa, que está sendo transferido para a vacante arquidiocese de Belém (PA).
Natural de Birkirkara, em Malta, dom Vicente tem 62 anos. Sua ordenação episcopal aconteceu em 19 de setembro de 1998, me Maringá (PR). A filosofia ele estudou na Universidade de Malta [1964 -1968], e a teologia no Studium Theologicum, de Curitiba (PR) [1969 – 1971] e no Instituto Teológico de Curitiba [1971 – 1972] e o doutorado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Entre suas atividades episcopais, ele foi bispo auxiliar de Londrina (PR) [1998 – 2002] e atualmente é bispo da diocese de Umuarama. Ele está no cargo desde 09 de outubro de 2002. Seu lema episcopal é “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo2, 5)”.
Dom vicente Costa foi o 1º pároco de Sarandi na Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde ele deixou muitos amigos, um deles o fervoroso empresário Walter Volpato
Nenhum comentário:
Postar um comentário