Um site americano especializado em política, o PolitiFact.com, elegeu a ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Sarah Palin, como a mentirosa do ano.
De acordo com o site, que é um projeto do jornal St. Petersburg Times, do Estado da Flórida, a declaração da ex-candidata postada em sua página do Facebook, de que o presidente Barack Obama planejava introduzir "jurados da morte" no sistema de saúde americano, foi a grande mentira de 2009.
"Meus pais ou meu bebê com Síndrome de Down terão que comparecer perante aos "jurados da morte" de Obama, para que seus burocratas possam decidir se eles podem ter plano de saúde", escreveu Palin em agosto, no auge do debate sobre a polêmica proposta de Obama de reforma do setor de saúde.
A declaração, que se referia ao suposto plano do governo de criar painéis para determinar se idosos e portadores de deficiência poderiam receber assistência médica, iniciou uma série de debates em jornais, talk-shows, blogs e reuniões políticas, de acordo com o PolitiFact.com.
A página disse que a declaração de Palin foi mencionada quase 6 mil vezes nos dois meses que se seguiram.
Um comentário:
Eles não devem ter ouvido o Lula afirmar que não sabia de nada.
Postar um comentário