A Caixa Econômica Federal completa nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, 149 anos de existência. Nessa mesma data, em 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, criando a Caixa Econômica e Monte de Socorro, instituição que ao longo dos tempos manteve forte atuação social e identificação com a classe trabalhadora. A história registra que os primeiros produtos oferecidos à população foram a poupança e o penhor, sempre com o objetivo de oferecer segurança e tranquilidade a quem dispunha de economias para guardar ou necessitava de empréstimo a juros acessíveis
Ao longo dos anos, a Caixa acompanhou ativamente o desenvolvimento brasileiro, ampliando a área de atuação e se tornando a instituição líder no crédito imobiliário e agente de políticas públicas dos principais programas sociais do governo federal, como o PIS, FGTS, Seguro-Desemprego e Bolsa-Família.
Sem esquecer as origens históricas, a Caixa é líder em Poupança, com 34% de mercado. O banco que captava a economia dos escravos para compra de alforria continua batendo recordes, conforme os dados registrados em dezembro. A Caixa fechou 2009 com a maior captação da história: R$ 2,72 bilhões, com um saldo total de R$ 108, 5 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário