Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade

Quarta feira a Paróquia Nossa Senhora das Graças lança a Campanha da Fraternidade na missa das 19.00 horas

Tema: Economia e Vida

Lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro” – Evangelho de São Mateus capítulo 6 versículo 24


1. CAMPANHA ECUMÊNICA

Pela 3ª vez, a CF é realizada pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), fundado em 1982, como uma associação fraterna de Igrejas que confessam o Senhor Jesus Cristo como Deus e Salvador. Sua missão é promover a unidade entre as Igrejas Cristãs. Fazem parte do CONIC: Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Desse modo, são convocados todos os cristãos para a CF 2010 e não somente os católicos. Pede-se um esforço para que nas paróquias se procure envolver o maior número possível de Igrejas. É claro já que a unidade acontece muito mais quando se realizam ações em comum do que nas discussões e debates

2. OBJETIVO GERAL DA CF 2010

"Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1º) Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem.

2º) Buscar a superação do consumismo, que faz com que o "ter" seja mais importante do que as pessoas.

3º) Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais.

4º) Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da Justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do Evangelho.

5º) Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão

4. ESTRATÉGIAS

1ª) Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.

2ª) Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como bem mais precioso.

3ª) Conclamar as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todos.
5. UM MUNDO ORGANIZADO A PARTIR DAS PESSOAS E NÃO DO DINHEIRO É POSSÍVEL

A CF 2010 toca na questão fundamental da nossa sociedade capitalista neoliberal, que tem como fundamento o acúmulo do dinheiro, idolatrado como um deus. Nessa sociedade, importa apenas ganhar mais e mais. A economia é colocada acima da ética. Só é bom o que dá lucro. E é claro que o lucro será apenas de alguns, já que quando poucos acumulam muito, falta para a maioria. Alguns já têm hoje acumulado para os seus descendentes até da décima geração para frente. O problema é que isso que foi acumulado para o futuro está fazendo falta para tantos que estão na miséria e na fome agora.

A CF 2010 vem nos mostrar que é possível organizar o mundo a partir das pessoas, da vida humana. A pessoa humana vale muito mais do que o dinheiro. Por isso, a pessoa humana é que deve ser o centro, o fim, o fundamento de qualquer sistema sócio-político-econômico.

E isso é uma questão de fé. O lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, escolhido do texto do Evangelho de Mateus 6,24 revela que aqueles que colocam o dinheiro acima de tudo não são servidores de Deus. Se considerarmos como nosso tesouro o dinheiro guardado no banco, as nossas propriedades, empresas, terras e outras coisas, não somos adoradores do Deus verdadeiro, mesmo não saindo da Igreja, porque, diz Jesus: “Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6,21). Nosso tesouro precisa ser o Reino de Deus: “Em primeiro lugar busquem o Reino de Deus e a sua justiça, e Deus dará a vocês em acréscimo, todas as outras coisas” (Mt 6,33). O Reino de Deus é o reino da justiça, da solidariedade, da verdade, do amor e da paz. Isso prova que a “teologia da prosperidade” não é cristã.


A missão de Jesus foi implantar aqui nesse mundo o Reino de Deus. O Reino de Deus é a nova proposta de sociedade, com os valores corretos, com as pessoas tratadas com dignidade, com a igualdade e a justiça acontecendo, com o planeta sendo respeitado. Enfim, com as pessoas mandando no dinheiro e não sendo escravas dele. Muitos já estão tentando viver assim através de pequenas experiências de economia solidária. São ainda pequenas sementes, mas já sendo plantadas e que darão muitos frutos.

Um comentário:

blog do silveira disse...

OLá Carrissimo, acho que aqueles que estavam orando, agradecendo a "DEUS" a propina recebida lá em brasilia, não vão querer saber desta campanha não. você também não acha?