Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quinta-feira, 18 de março de 2010

Paraná na frente

Primeiro foi Beto Richa que anunciou aos quatro cantos que seu twitter
é o mais lido e comentado de todos twitters dos prefeitos do Brasil. Agora é a vez do governador Requião dizer o mesmo através do Espaço Agora, que deve ter alguma ligação com ele, o governador. Vejamos a nota:


A técnica do “joelhaço” – como utilizada nos pacientes do personagem criado por Luis Fernando Veríssimo, o Analista de Bagé – adotada pelo governador Roberto Requião em seu twitter demonstra ter sido a mais acertada segundo o site Twitterank. Requião já conquistou 5.931 seguidores, 92.95 pontos de influência, 44.51 pontos de popularidade e 83.20 pontos de envolvimento – melhor desempenho no ranking de governadores.

Segundo alguns “tuiteiros” Requião tornou-se este fenômeno pela sua combatividade e extrema sinceridade, estes “seguidores” dividem-se entre elogios e críticas a franqueza das “tuitadas” do governador do Paraná.

A lógica dos seguidores e da interação no twitter permite que o conjunto da população entre em contato e conheça as ideias e o cotidiano com políticos, artistas e intelectuais que antes só se conhecia pelas páginas de jornal e revistas e pela unilateralidade da televisão.

Analisando alguns “tuiteiros”, dos mais aos menos seguidos, podemos identificar que os seguidores interagem mais quando as “tuiatadas” possuem mais conteúdo. Transformar o twitter em um diário de futilidades tem sido a estratégia do fracasso para vários adeptos da rede de relacionamentos.

O sucesso de Requião tem incomodado alguns jornais e articulistas “donos da verdade”. Com o twitter, o governador do Paraná tem conseguido ter um espaço de contraponto e de resposta imediata. “O twitter do governador se transformou em uma caixa de ressonância das suas ideias e ideais”, analisa o secretário-geral do PMDB do Paraná, João Arruda.


Entenda os critérios do site

Influência - A influência é medida a partir da interação dos followers com o perfil. Menções, retweets, frequência de tweets são algumas das variáveis. Quanto mais o público interagir, melhor será a nota. “Coloque sempre coisas legais para o seu público, com certeza você será mencionado”, alerta o site.


Popularidade - Uma pessoa popular é aquela que é muito seguida, que possui prestígio e influência. Ter milhares de seguidores nem sempre é uma referência para popularidade. A nota é medida baseada em uma fórmula que envolve a quantidade de friends/followers.

O nível de envolvimento é obtido a partir da interação com os followers. São levadas em conta atividades como retweets e menções. “Lembre-se que a influência está ligada diretamente ao envolvimento, poste sempre coisas interessantes que provavelmente você será mencionado”.

Para saber mais sobre a rede social twitter – www.twitter.com – e para acessar o twitterank: www.twitterank.com.br.
Acesse o Twitter do Goverandor Roberto Requião @requiaopmdb

Nenhum comentário: