Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 17 de maio de 2010

programa Atitude -Campanha nacional também em Sarandi

O Programa Atitude veio para Sarandi com uma proposta de participação social na busca pela superação das violências que envolvem as crianças, os adolescentes e suas famílias.
Idealizado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedca/PR (deliberação 019/2007), o Programa Atitude atua em eixos como o fortalecimento da família; a superação da violência contra crianças; a formação de práticas socializadoras, através de oficinas culturais, esportivas e de profissionalização; o combate ao uso de drogas; a redução da violência juvenil; o fortalecimento das estruturas de atendimento aos adolescentes e o estímulo à participação social da juventude.
Em especial neste dia 18 de maio, estamos participando da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com objetivo de discutir com a sociedade civil e o poder público sobre o assunto e também encorajar pessoas a denunciarem situações de violência sexual. A campanha tenta favorecer a implantação e implementação de políticas públicas capazes de fazer fomentar o enfrentamento ao fenômeno, conforme estabelece o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Porquê 18 de maio?
Nesse dia, em 1973, uma menina capixaba de Vitória/ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável.
Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.
O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.
Portanto, esse é um dia em que toda a populaçãodo Brasil deve se manifestar contra a violência sexual cometida contra crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: