Entidades que defendem a democratização da mídia receberão neste sábado (11/09) em Curitiba a adesão de candidatos nas eleições de 3 de outubro à sua “Plataforma do Direito à Comunicação”, com a qual os postulantes aos cargos no Executivo e Legislativo se comprometem a lutar pelas diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em dezembro passado em Brasília. A formalização do apoio à plataforma ocorrerá às 16h, no final da Plenária Estadual da Comissão Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação (CPC), que acontece desde a manhã deste sábado (9h), na sede do Sintracon Curitiba (Rua Mateus Leme, 324), no Centro Cívico.
A intenção das entidades é que, após a conquista da primeira Conferência Nacional de Comunicação e da aprovação de resoluções, a adesão dos candidatos se converta em um mecanismo de consolidação dos meios políticos para efetivação das propostas. Entre as iniciativas explicitadas pela plataforma estão a defesa da regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da comunicação, o fomento à diversidade e à pluralidade na mídia e às mídias livres, independentes, alternativas, populares e comunitárias.
A plataforma – que tem adesão aberta a candidatos a todos os cargos em disputa em 3 de outubro – pretende ainda obter apoio para iniciativas que restrinjam a veiculação de publicidade dirigida a crianças e que combatam violações de direitos humanos praticadas pelos meios de comunicação. Segundo Aniela Almeida, diretora do Sindijor e da Ciranda e integrante da CPC, a realização da primeira conferência de comunicação representou uma enorme conquista. “Mas agora precisamos do comprometimento político para que as demandas históricas dos movimentos sociais sejam implementadas”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário