Proclamação da República Brasileira(1889) foi um episódio da história do Brasil, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou o regime republicano no Brasil, derrubando a monarquia do Império do Brasil, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II.
A Proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado, sem o uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um "Governo Provisório" republicano. Faziam parte deste "Governo Provisório", organizado na noite de 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
2 comentários:
e desde então começou a roubalheira.
Discordo do companheiro. Não se pode computar a roubalheira a maçonaria que sempre teve um trabalho altruistico no Brasil e no mundo. O Brasil, começou a ser roubado na monarquia portuguesa no periodo das capitanias, quando o nosso ouro e outras riquezas eram levadas para fora. Infelizmente hoje, roubam porque os próprios brasilerios votam nos vilões que não fiscalizam os poderes,ao contrário, formam-se uma verdadeira complôgenia.Um abraço
Postar um comentário