PREFEITURA DE SARANDI ESTÁ REALIZANDO A REMOÇÃO DAS FAMÍLIAS SEM RESPEITAR O DIREITO DOS MORADORES – VEJA:
Você sabia que para fazer a remoção de centenas de famílias a Prefeitura deveria respeitar vários procedimentos que garantem os direitos dos moradores. Isso mesmo.
Segundo a ONU: Toda remoção deve: (a) ser autorizada por lei; (b) ser levada a cabo em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos; (c) ser realizada apenas com o objetivo de promover o interesse público geral; (d) ser razoável e proporcional; (e) ser regulada de forma a garantir indenização justa e reinserção social.
O Mutirão foi criado pela própria Prefeitura de Sarandi, há mais de 20 anos. Portanto, nenhum morador do Conjunto está ocupando as casas de forma irregular.
Os moradores têm direitos que não estão sendo respeitados. A Prefeitura não pode simplesmente chegar e obrigar as famílias a se retirarem do local, sem discutir de forma democrática e transparente qual é o projeto de reinserção social, como fica a indenização pelo terreno que os moradores construíram suas casas, se é realmente necessária a remoção.
É preciso lembrar que nas poucas vezes em que o caso foi discutido o Prefeito Carlos de Paula (PDT) chegou a afirmar que as famílias não teriam que pagar pela nova casa.
SÓ COM ORGANIZAÇÃO GARANTIREMOS NOSSOS DIREITOS!
Várias famílias do Mutirão, com o apoio do Movimento dos Trabalhadores por Moradia e da CSP-CONLUTAS querem deixar claro para você morador que ainda está em dúvida, ou que acha que não tem nenhum direito que não somos contra a remoção por ser contra. Queremos discutir com os moradores porque acreditamos que temos direitos que não estão sendo respeitados.
Se foi a própria Prefeitura que construiu o Conjunto e fez a doação dos terrenos, porque temos que sair sem ser indenizados pelo direito de posse e pelas nossas casas construídas, inclusive, com material fornecido pela Prefeitura?
Queremos ser ouvidos pelo Prefeito De Paula, queremos que a Prefeitura apresente o projeto de reinserção social, explicando com transparência porque temos que pagar pelas casas do Vale Azul se somos moradores legítimos de um Conjunto Habitacional Público?
Por esses motivos as famílias que querem discutir a remoção já conquistaram vários apoiadores: Movimento dos Trabalhadores por Moradia, CSP-CONLUTAS, PSTU, Observatório das Metrópoles da UEM, Fórum Maringaense pelo direito à cidade.
Se você tem dúvidas sobre a remoção, mesmo se já assinou qualquer papel com a Prefeitura, venha discutir conosco uma alternativa para a remoção da forma como está sendo imposta e lutar por seus direitos.
3 comentários:
demoro pra aparecer esses oportunistas de plantão contra o povo que só quer uma casa digna pra morar.
eu nunca vi um povo com essa mentalidade, estão sendo contemplados com uma casa para pagar 50 reais por mês, uma casa descente com toda infra estrutura e não querem, não conseguem nem arrumar documentos, e alguns nem querem sair daquele local imundo, sujo correndo até risco de vida, pelo amor de Deus, é o fim do mundo! esse povo merece um prefeito igual ao Helio Gremes que colocou eles la, e o cido Spada que não fez nada em 8 anos de mandato pelo mutirão, agora que entrou um prefeito descente como o carlos de paula que quer melhorar a vida do povo de sarandi, é so gente criticando alguns poucos da imprensa, alguns petistas malditos que queren voltar a prefeitura para nao fazer nada, eu quero deixar os parabens ao prefeito carlos de paula que esta fazendo um trabalho de gigante por sarandi e vcs que criticam deveriam ir embora para outra cidade vcs não merecem estar aqui em sarandi tenho vergonha de parte da imprensa de sarandi e destes petistas malditos que ficam estrovando quem realmente gosta de trabalhar e quer ver sarandi cada vez melhor.
Agora tem gente contra mesmo, quanto mais sofrimento do povo melhor,pois da ibope. se tudo vai bem na cidade o que vão dizer no rádio e nos jornais,pois falar mal e colocar a população contra é melhor...nisso tudo o povo é que se f....
Postar um comentário