Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Peões dormem em acampamentos e “poleiros” na Expoingá


Os peões que trabalham cuidando do gado dormem em acampamentos improvisados e em “poleiros”, na Expoingá 2011. Pelos corredores da feira é possível perceber as barracas de camping montadas de forma improvisada e, também, “poleiros” em madeira dentro dos pavilhões. “Estas barracas no chão são os nossos cantinhos. É onde dormimos depois que o parque se fecha. Eu prefiro dormir na barraca do que no puleiro”, disse Carlos Rodrigues Alves de Souza.
O jovem peão, de 29 anos, vive na estrada viajando pelas feiras agropecuárias do Brasil. Ele disse que os acampamentos não são tão confortáveis, mas o que importa é o que eles aprendem em cada cidade e região. “Cada região tem seus cuidados e normas para montar os acampamentos. Em cidades mais frias, por exemplo, temos que dormir bem perto do gado por causa do frio. Como aqui é quente, montamos os acampamentos ao ar livre.”
“Nasci e cresci na fazenda. Não me vejo fazendo outra coisa a não ser cuidar dos animais e morar no campo. Tenho pavor de cidade grande. Viajar pelas feiras é ainda melhor”, contou o peão.
A próxima parada dos peões será a festa de Barretos, prevista para acontecer em agosto. “Daqui vamos voltar para a fazenda e quando menos esperamos tem uma festa pra ir e levar o gado. A próxima prevista é a de Barretos, uma das preferidas”, disse Souza Gazeta Maringá

Nenhum comentário: