Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 20 de junho de 2011

é muito dinheiro.Será que as prefeituras administram bem?

Ao aderir ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), os municípios organizam, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Além disso, fortalecem a gestão, garantem direitos sociais da população e melhoram o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

Dos 5.564 municípios brasileiros, 99,5% estão habilitados no Suas. Como cidades e Estados têm autonomia administrativa, com suas próprias leis e orçamentos, a adesão ao sistema é voluntária. São três tipos de gestão: inicial, básica e plena.

Cada tipo de gestão possui os próprios requisitos, responsabilidades e recursos,
Apenas 25 prefeituras em todo o Brasil não aderiram ao Suas. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de abril de 2006 a fevereiro de 2011, os não habilitados deixaram de receber, no total, quase R$ 591 milhões. "Mas esses municípios podem aderir a qualquer momento. Eles precisam ter o Conselho Municipal de Assistência Social, o Fundo Municipal de Assistência Social e o Plano Municipal de Assistência Social. Precisam também comprovar que alocam recursos próprios no orçamento do município", explica Jaime Rabelo, coordenador-geral da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS. Agora, pergunta-se. O governo Federal está fiscalizando certinho? E os Conselhos Municipais que as vezes fazem vistas grossas? e Câmaras? Afinal se não houver uma boa aplicação dos recursos o dinheiro que vai para o "ralo" não volta nunca mais

Nenhum comentário: