Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Marialva- Pressão popular faz vereadores rediscutirem aumento de quatro cadeiras


Parlamentares aprovaram, em março deste ano, a ampliação de nove para 13 cadeiras. Entidades e população querem explicações e pedem a revogação da lei.
Os vereadores de Marialva vão discutir neste mês a revogação da lei que aumenta de nove para 13 o número de cadeiras no legislativo local. Os parlamentares aprovaram em março deste ano, sem nenhuma oposição, a ampliação do quadro de vereadores. Depois de quatro meses, a população e algumas entidades, como o Observatório Social, pressionam a Casa para repensar a decisão.
“A Câmara não consultou a população e agora as pessoas querem que os vereadores rediscutam e até mesmo revoguem a lei aprovada”, explica o advogado Gilberto Monarim, um dos representantes do Observatório Social de Marialva, que ainda está em processo de implantação.
Outra preocupação das entidades é com o aumento nos gastos do legislativo local. “A estrutura da Câmara não comporta 13 parlamentares. O município terá de gastar para aumentar a estrutura do prédio”, diz Marcelo Ricardo Leonel, do Observatório Social de Marialva.
Além do Observatório, outras entidades como o Rotary Clube de Marialva, Associação Comercial de Marialva e Igreja Católica participam da mobilização.
Os vereadores aceitaram o pedido da população e das entidades e vão repensar o aumento. Os parlamentares alegam que o tema não foi discutido com a sociedade porque na época não havia polêmica em relação à ampliação do quadro de vereadores nas Câmaras nos municípios da região, como se vê em Maringá.
“Depois que começou a polêmica em torno desse assunto é que [as entidades e a população] vieram questionar a gente", reclama o vice-presidente da Câmara de Marialva, Carlos Alberto Ramos (PR). "O problema é que as pessoas não costumam acompanhar as sessões e esperamos que agora, com a polêmica, essa realidade mude."
Gazeta Maringá

Nenhum comentário: