Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A desembargadora que foi diárista

A desembargadora Joeci Barbosa Camargo que se tornou amiga de Sarandi, veio ano passado e este ano para atender à ação de cidadania, já foi diarista, isso mesmo, foi diárista, se tornou advogada, juiza e desembargadora. Rala na academia para manter sua forma e um bom astral. A Reportágem sobre ela saiu hoje(23) na Rede Globo no Programa globo Repórter, apresentado pelo veterano Sergio Chapelin

Trecho do Globo Repórter


Joeci Machado Camargo também precisou se esforçar, se desdobrar e suar muito. Correr até mais do que podia para vencer na vida. “O meu pai nos abandonou. Abandonou a mulher com quatro filhas. Nós passamos muita fome, mas muita fome mesmo. Nós não tínhamos o que comer”, lembra.
Joeci chegou lá. Ela é desembargadora, um dos cargos mais altos do Judiciário. No Tribunal de Justiça do Paraná, ela julga as decisões já tomadas por outros colegas juízes. Com determinação, foi além do que a vida prometia.
“Nem sempre a gente sabe o que quer na vida. A gente precisa, primeiro, saber o que quer. Eu sempre soube”, conta Joeci.
Quem hoje vê esta mulher elegante, segura de si, não consegue imaginar. A doutora Joeci precisou, um dia, trabalhar de diarista. “Quem precisava que encerasse a casa, lá eu ia encerar a casa, sempre para ganhar uns trocadinhos. Também fui babá. Eu também ajudava cuidar de criança.”
Hoje, casada e mãe de três filhos, ela tem uma vida para lá de confortável. É a recompensa por um esforço que começou pela educação. Logo cedo, Joeci e as irmãs conseguiram bolsas de estudo em bons colégios. Ela foi para a faculdade, se formou advogada e passou em um concurso para juiz. A rotina de diarista ficou lá atrás, mas a da juíza não se acomoda no bem estar que a vida lhe oferece hoje.
Apesar de todo o trabalho que tem no tribunal, a doutora Joeci ainda encontra tempo para as tarefas domésticas. Uma das coisas que ela mais gosta de fazer é cozinhar. Aprimorou o aprendizado dos tempos difíceis em que trabalhava como diarista para ajudar no sustento da família. Sem cerimônia, Joeci bota a mão na massa e usa toda a autoridade de dona de casa para manter a ordem. Até o marido entra na dança.

2 comentários:

ValCampos disse...

Linda história... um belo exemplo de
humildade,perseverança e força de vontade...

Cido Policia disse...

Hilario assisti a historia dela no globo reporter e fiquei emocionado e pela humildade dela como sempre trazendo aquela diarista se não me engano do Rio que pretende ser Juiza tambem para ajudar no Paraná em Ação em Cascvel e dando apoio moral a mesma, eu convivi com a Dra Joyci nas duas vezes que trabalhamos juntos em Sarandi e aprendi a admirala pela sua simpatia e senso humano.