Hoje se vivo, Leonel de Moura Brizola completaria 90 anos.Foi um caracteristico aquariano, inovador,baluarte do socialismo, nacionalista e sem medo de enfrentar os poderosos.Nasceu num vilarejo chamado Cruzinha, hoje interior de Carazinho, então pertencente ao município de Passo Fundo, era filho de camponeses migrados de Sorocaba. Batizado como Itagiba de Moura Brizola, cedo adotou o nome de um líder maragato da Revolução de 1923, Leonel Rocha Lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro) em toda a História do Brasil. Exerceu também a presidência de honra da Internacional Socialista.
Também foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pelo extinto estado da Guanabara, e duas vezes governador do Rio de Janeiro.
Sua influência política no Brasil durou aproximadamente cinquenta anos, inclusive enquanto exilado pelo Golpe de 1964, contra o qual foi um dos líderes da resistência.
Por duas vezes foi candidato a presidente do Brasil pelo PDT, partido que fundou em 1980, não conseguindo ser eleito. Morreu aos 82 anos de idade, vitimado por problemas cardíacos.O Brasil perdeu de não ter experimentado Leonel Brizola como presidente,preferiu experimentar Collor de Mello que se intitulava Caçador de Marajás, mas que muito prejuizo deu ao pais com o congelamento da moeda nacional e confisco de bens particulares.Hoje, infelizmente o PDT não é mais aquele partido socialista e aguerrido porque levou para os seus quadros muitos politicos comprometidos apenas com seus interesses pessoais.Algumas fontes copiei do geogle
Nenhum comentário:
Postar um comentário