Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quebra quebra da Casa Lar de Sarandi




Crianças e adolescentes revoltados pela demissão do coordenador Josafá que algum tempo cuida das crianças com carinho, acabaram fazendo um quebra quebra por volta das 19 horas, na Casa Lar,que era uma ong, mas que o prefeito municipalizou com o nome de Programa Municipal de Acolhimento onde falta funcionários para cuidar da instituição quee abriga 26 crianças e adolescentes, sendo de idades variadas. A mais nova tem sete meses, tem uma moça de 22 anos e um adolescentes o mais velho de 13 anos.Segundo informações, a garotada subiu em cima do carro da prefeitura amassando o teto, quebraram vidros, jogaram pertences para fora e agrediram dois educadores que foram tomar posse. Diante da situação eles foram embora; Se acalmaram depois de Josafá garantir que ia continuar com eles na casa e com a chegada da policia e da representante do Conselho Tutelar que esteve por lá pór volta das 22 horas Para a voluntária Neide Mattos que vem Mandaguaçu já algum tempo para ajudar a cuidar das crianças, alimentos não faltam, mas houve tempo que faltou e até fraldas e Josafá meteu a mão no bolso.Ele não devia sair, é um rapaz carinhoso e cuida das crianças com muito amor e dedicação, disse ela. Josafá não quis dar entrevistas , nem a mim, nem aos reporteres que lá estiveram. O presidente do Conselho de Segurança, Nelson Bazzotti, disse que nunca viu coisa igual, já que olhando para as crianças, elas não demonstram ser agressivas. O vereador Bianco, unico vereador a ir lá se inteirar dos fatos, afirmou que isso acontece pela falta de estrutura, alugaram uma casa com gradil com lanças afiadas que não condiz com ambiente para educar crianças muitas vezes renegadas pela propria familia.Nesta instituição tem criança que chegou bebê, hoje com dois a tres anos, continua lá por falta de uma politica de adoção e de parentes que possam abriga-las. Como não poderiam se manifestar diante das câmaras alguns adolescentes escreveram cartazes pedindo para que deixem Josafá com eles.

16 comentários:

Anônimo disse...

essa é a administração do tras parente de paula, que foi ontem no pinga fogo, falar um monte de mentiras.

Anônimo disse...

é uma pena que crianças paguem por situações como estas, aposto que tiram o menino do nada..tiraram porque? é uma pena pois estão tratando com seres humamos e nao com bichos.é prefeito essas coisas manxam sua administração hein,,,abre o olho,

Marcelo disse...

Fale para a ilustre representante do MP cuidar disso, já que de adoções ela cuida muito pouco.
Há crianças, lá que já tiveram casais dispostos a adotá-las, mas o MP sempre emperra.
Enquanto isso, o tempo passa e as crianças sofrem por não ter uma família.

Anônimo disse...

Se alguem manda estudar, e outra deixa ficar em casa, qual a criança vai querer como coordenador. Basta pensar pra saber o porque essas crianças querem que o Josafá fique. Ele além de ser mal educado com os secretários de escolas e centros de educação infantil, não manda as crianças para estudar. No ano passado mesmo foram três que perderam o ano por não frequentarem, além de creches que seguraram vagas e nem viram as crianças. Enfim, faz sentido sim a demissão dele.

Anônimo disse...

ISSO NAO É PQ AS CRIANÇAS GOSTAM DELE É PQ ELE DÁ REGALIAS Q NAO É PERMITIDO !E PRA QUEM NAO SABE ELE ANDA SEM HABILITAÇAO COM AS CRIANÇAS DENTRO DO CARRO DELE PARTICULAR !!!!KD O PREFEITO Q NAO VE ISSO?

Marcelo disse...

Onde foi colocado meu comentário?
É pertinente e condiz com uma realidade (que aliás conheci de cadeira).

hilariogomes disse...

Aos anônimos e pessoas que postaram

Entendo que independente de quem fique as crianças merecem respeito e cuidados, não pediram para vir ao mundo,são marginalizadas pelos pais e pela sociedade. Precisa do empenho de todos, do poder público, dos funcionários, do Poder Judiciário e da sociedade

Anônimo disse...

Estaremos manifestando em breve a realidade dos fatos, a qual diverge desta matéria e a publicação em O Diário, pela falta de verificação adequada dos acontecimentos, de forma precipitada e irresponsável, devendo atribuir verdadeiramente as responsabilidades.

Anônimo disse...

Concordo...será que este rapaz conseguia trabalhar???? será que davam meios pra isso???? nao sei algumas secretarias desta prefeitura realmente deixam a desejar em alguns pontos sim...e acho que tbem nao justifica o fato dele ser mau educado, isto tbem nao é legal,,,porem o que nao pode esquecer é que tomar conta daquilo ali...é pra poucos...

Anônimo disse...

Gente...São humanos, crianças muito pequenas influenciadas por 04- 05 maiores, porque não tiraram os influenciadores pra não quebrar tudo. E o respeito com os pequenininhos que não entendem nada o que ta acontecendo, ficam perambulando pra lá e pra cá. E o respeito com as pessoas que estão lá sempre fazendo doação. Essa demissão deveria ser feito de modo inteligente, substituindo imediatamente o administrador junto ao conselho que eles confiam, sem causar essa revolta. Agora fazer as coisas dessa forma!!! Precisando de guardas municipais, a Educação tem que ser feita com rigidez o excesso de regalia também deixa as crianças mal-educadas, mais a culpa é nossa adultos eles estão lá para ser moldados, mais não encontrou um adulto que faça à com a qualidade que eles merecem!!!

Anônimo disse...

Cadê a secretária de assistência social? Ela deveria dar mais atenção aos problemas sociais do município e que não são poucos.

Anônimo disse...

È uma situação muito triste esta que aconteceu no abrigo de Sarandi. No entanto, tudo isso é resultado de uma má estrutura e a falta de pessoais treinados e capacitados para ficarem com estas criançãs. O importante agora é evitar novamente um caso assim.
O Josafá apesar das criticas, realmente foi um pai para estas crianças onde ele abraçou a "causa", pelo que eu sei. No entanto o dia-a-dia nesses abrigos, realmente é complicado..é estressante...falta apoio do prefeito....e alem dos baixos salarios dos Educadores..e a carga horaria é muito ruim. Eu ja trabalhei como educador em Maringá, e não quero mais

Anônimo disse...

Olha Sr. Hilário, são tantas coisas que concordo com os últimos comentários, pq ele não tinha responsabilidade de atuar e cuidar destas crianças além de fazer o que vem na sua cabeça sem pensar nas consequencias. Uma sugestão pergunta para os orgãos a qual ele conviveu neste último ano e vai ver qual era seu comportamento totalmente desequilibrado quando não era atendido.

Anônimo disse...

ASSUSTADOR o fato pelo que se ver nas fotos; fatos estes que nunca aconteceram quando as crianças estavam aos cuidados de uma ong. Isso vem ocorrendo a tempos e sempre foi ignorado pela proteção especial, que nunca fez nada em favor dessas crianças e adolescentes. Espero que venham culpar as crianças!

Anônimo disse...

pede para as várias pessoas q já passaram por lá, inclusive as q lá estão q mostrem os arranhões e mordidas q levam das crianças.

Anônimo disse...

peçam para as funcionárias mostrarem as mordidas e arranhões deixados por essas criancinhas...