Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Registrados 295 estupros no Norte Pioneiro em 2011



Por Marcos Jr. às 19:19 em Destaque, Diversos | 0 comentários
O caso de uma menina de 10 anos que foi estuprada pelo padrasto há pouco mais de um mês engrossa as estatísticas das ocorrências de violência contra crianças no Norte Pioneiro. A região registrou no ano passado 295 casos de estupro a vulnerável (quando a vítima é criança ou adolescente ou não tem condições físicas ou psicológicas de se defender da agressão).
Entre os municípios que lideram a triste realidade estão Ibaiti, com 30 casos, e Jacarezinho, com 26 ocorrências. Em todo o Paraná, segundo números fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR), foram 6.748 casos em 2011. O mesmo relatório aponta ainda que durante o mês de Janeiro o Estado teve 597 queixas, 29 apenas na região
Mais preocupante ainda é saber que os números oficiais podem não retratar fielmente a realidade. Para o delegado-chefe da 11ª Subdivisão Policial (SDP) - que atende 21 dos 46 municípios da região - Marcos Belinati, o número de denúncias deve ser menor do que o de crimes dessa natureza, já que muitas vezes o autor faz parte da própria família.
''Muitas vezes as famílias deixam de denunciar justamente por serem pessoas próximas, mas pedimos que elas denunciem para que a polícia civil possa investigar. Trata-se de um crime gravíssimo e, uma vez comprovado, nossa intenção é responzabilizar quem o praticou'', afirma.
Belinati diz que, embora na regional os casos ocorram em escala menor se comparados ao estado, os números preocupam. Ele enfatiza que as denúncias podem ser anônimas ou feitas na própria delegacia, onde há o ''máximo cuidado'' para preservar a família envolvida.

FONTE: Caderno Norte Pioneiro – Folha de Londrina
FOTO: ILUSTRATIVA blog Marcos Junior

Nenhum comentário: