Vitória, de 11 anos, escreveu uma carta para o Papai Noel pedindo um violino. O Natal passou, mas o presente será entregue nesta segunda-feira (05/03), às 16 horas, na sala do Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná. O maestro Carlos Domingues - o Papai Noel de Vitória - ficou sensibilizado com a carta da menina e dará o presente.
No final de 2011, após uma apresentação do Auto de Natal, o maestro Domingues recebeu da avó de Vitória a cartinha endereçada ao Papai Noel e um pedido de ajuda para realizar o sonho da menina. Sensibilizado com o amor pela música e o desejo de aprender cada vez mais demonstrado na carta, o maestro decidiu que daria o violino de presente.
No Natal, Domingues foi até a casa de Vitoria, mas não a encontrou. O contato entre os dois, por telefone, ocorreu no dia 16 de janeiro, dia do aniversário da menina. O maestro disse a Vitória que o Papai Noel havia deixado o violino com ele, mas que precisava saber se ela realmente se dedicaria à música. "É uma história tão inusitada que eu queria ter certeza se realmente será útil para Vitória", conta Domingues.
Vitória é aluna do programa de inclusão musical "Música para todos" da UFPR, desde 2011, e este ano começará os estudos com instrumento. O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Cultura da UFPR e tem como objetivo proporcionar educação musical para crianças e jovens com idade entre 7 e 14 anos. No primeiro ano, as crianças têm aulas de teoria musical, canto coral, canto, piano, violão, instrumentos de percussão, flauta e violino. No ano seguinte, os alunos escolhem um dos instrumentos já apresentados no primeiro ano, continuando o processo de formação musical específica.
Os dois ainda não se conhecem pessoalmente. Apenas conversaram por telefone. "Vitória disse que estava ganhando dois presentes, de Natal e aniversário, pois conversamos no dia do aniversário dela", lembra Domingues. O encontro, no dia da aula de canto coral do "Música para todos", na segunda-feira (05) às 16 horas, terá clima de Natal em pleno mês de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário