Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Viapar propõe implantação de passagem entre BR 376 e Avenida Londrina




A implantação de uma passagem em desnível no encontro da Rodovia BR-376 com a Avenida Londrina, em Sarandi, é uma antiga reivindicação da população do município. Esta obra em nenhum momento esteve prevista no contrato de concessão.
A Viapar sempre se colocou a disposição do município no sentido de buscar uma solução para o problema. Entre as propostas, definidas através de reuniões envolvendo a concessionária, a comunidade e representantes da Prefeitura Municipal de Sarandi estavam à realização e fornecimento, por parte da Viapar, de levantamentos e estudos geotécnicos que pudessem balizar o desenvolvimento de um projeto executivo, ou deveria estar a cargo da prefeitura. Mais este acordo não foi levado a diante pelo município.
Com relação às alternativas de investimentos para a implantação de passagem em desnível em Sarandi, Primeiramente deverá ser desenvolvido o projeto final de engenharia.
A Viapar levantará o custo do mesmo e, caso aprovado o investimento pelo seu Conselho de Acionistas e principalmente pelo DER/PR o projeto será iniciado.
De posse do projeto e dos custos da obra têm-se as seguintes opções para a viabilização do investimento: Captação de recursos junto ao Governo Federal, Captação de recurso junto ao governo Estadual e Captação de recursos junto ao governo Municipal. 
A implantação de uma passagem em desnível no Km 183+500 no ano 2017  teria de ser recolocada para o Km 183+900. Nesta hipótese, existe a necessidade de ser celebrado um termo aditivo ao contrato de Concessão, de modo que seja mantido o equilíbrio financeiro do mesmo. Isso poderia ser feito através do aumento da tarifa ou da eliminação ou postergação de outras obras presentes no contrato. Nesta hipótese a passagem em desnível seria inserida nas obrigações contratuais da concessionária.

Nenhum comentário: