Jornal O Repórter Regional

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segunda-feira, 6 de maio de 2013

Telefonia assume primeiro lugar nas tentativas de fraude contra o consumidor no 1º trimestre de 2013,



O indicador registrou 507 mil de tentativas de golpes no período; telefonia representa 39% do total. Acontece uma tentativa de fraude a cada 15,3 segundos no país

 O setor telefonia representou 39% do total das 507.546 tentativas de fraude contra o consumidor realizadas no primeiro trimestre de 2013. No período, a cada 15,3 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. Esses são dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.

No total, houve um crescimento de 5,14% em relação ao primeiro trimestre de 2012, em que foram registradas 482.756 tentativas de fraude. O setor de telefonia assumiu a liderança no primeiro trimestre de 2013, com 195.894 casos de tentativas de fraude. Em segundo lugar, aparece o setor de serviços, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral – pacotes turísticos, salões de beleza etc. – com 154.005 casos, 30% do total. Em terceiro lugar, está o setor de bancos e financeiras, com 106.514 casos, 21% do total, e varejo, com 42.593 casos, 8% do total. Os demais setores representam 8.540 tentativas, 2% do total no período. Em igual período de 2012, o setor de serviços liderava o ranking com 34% do total de tentativas de fraude, seguido de telefonia (30%), bancos e financeiras (20%), varejo (13%) e demais setores (2%).

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