O indicador registrou 507 mil de
tentativas de golpes no período; telefonia representa 39% do total. Acontece uma
tentativa de fraude a cada 15,3 segundos no país
O setor telefonia representou 39% do total das
507.546 tentativas de fraude contra o consumidor realizadas no primeiro
trimestre de 2013. No período, a cada 15,3 segundos, um consumidor brasileiro foi
vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados
pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar
os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. Esses são dados do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.
No total, houve um crescimento de 5,14% em relação ao
primeiro trimestre de 2012, em que foram registradas 482.756 tentativas de
fraude. O setor de telefonia assumiu a liderança no primeiro trimestre de 2013,
com 195.894 casos de tentativas de fraude. Em segundo lugar, aparece o setor de
serviços, que inclui seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em
geral – pacotes turísticos, salões de beleza etc. – com 154.005 casos, 30% do
total. Em terceiro lugar, está o setor de bancos e financeiras, com 106.514
casos, 21% do total, e varejo, com 42.593 casos, 8% do total. Os demais setores
representam 8.540 tentativas, 2% do total no período. Em igual período de 2012,
o setor de serviços liderava o ranking com 34% do total de tentativas de
fraude, seguido de telefonia (30%), bancos e financeiras (20%), varejo (13%) e
demais setores (2%).
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