Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ELEIÇÕES LIMPAS – Movimento Paraná Sem Corrupção assina parceria para incentivar reforma política de iniciativa popular

         O Movimento Paraná Sem Corrupção, integrado pelo Ministério Público Estadual e por diversas entidades e organizações, assinou nesta sexta-feira (16/08) termo de parceria com a organização não-governamental paranaense Instituto Atuação, a fim de contribuir com o projeto Eleições Limpas (www.eleicoeslimpas.org.br), uma proposta de Reforma Política por iniciativa popular,  que visa melhorar o atual sistema eleitoral e seu financiamento.
         A proposta é encabeçada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - organização da sociedade civil integrada por 51 entidades nacionais de diversos segmentos, que foi responsável, por exemplo, pela mobilização da sociedade brasileira em favor da aprovação da Lei da Ficha Limpa. O Instituto Atuação é único integrante paranaense do MCCE.
         O termo de parceria foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, pelo coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção, promotor de Justiça Eduardo Cambi, pelo coordenador da Coordenadoria das Promotorias Eleitorais do MP-PR, promotor de Justiça Armando Antonio Sobreiro Neto, e pelo diretor-presidente do Instituto Atuação, Pedro Veiga.
         A partir da parceria com o Movimento Paraná Sem Corrupção, os promotores de Justiça de todo o Estado receberão formulários de abaixo-assinados para coleta de assinaturas a fim de viabilizar a tramitação da proposta de reforma, na Câmara Federal, como projeto de iniciativa popular. Para que o projeto vire lei serão necessárias 1,6 milhões de assinaturas (1% do eleitorado do país). Até o momento, foram coletadas mais de 73 mil assinaturas por meio doabaixo-assinado eletrônico e cerca de 250 mil em meio físico. O objetivo é que o número suficiente de assinaturas seja obtido até o dia 7 de setembro, quando as lideranças do MCCE pretendem entregar a proposta na Câmara dos Deputados, a fim de que possa tramitar e, caso aprovada, valer já para as próximas eleições

Nenhum comentário: