Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Frente Parlamentar Contra o Crack é formalizada na Câmara de Curitiba


Vereadores querem políticas que acolham usuários com foco na prevenção
Para frear a multiplicação de usuários de crack, foi formalizada a Frente Parlamentar Contra o Crack e outras Drogas da Câmara Municipal, nesta terça-feira (13), com objetivo de fortalecer iniciativas articuladas de prevenção, enfrentamento ao tráfico de drogas, e principalmente de cuidado ao viciado. Segundo o presidente do colegiado, vereador Valdemir Soares (PRB), a ação do crack é devastadora e logo na primeira dose vicia, abate famílias e afeta diretamente a sociedade em geral, portanto  requer ações pontuais para tratar o assunto de forma abrangente.
Ele alertou sobre a relação de outros comportamentos causados pelo uso da droga que só pioram o contexto social, como a prostituição das usuárias, falha na estruturação familiar que exigem a formulação de políticas, e representam na Câmara o início do combate ao crack e demais entorpecentes.  “Se omitir é incentivar a morte, é imprescindível um diálogo com os outros setores do governo e da sociedade civil, em todas as esferas”, acrescentou Soares.
Entre as iniciativas que devem ser desenvolvidas estão a qualificação dos agentes que trabalham na recuperação dos viciados, a pré-profissionalização e a importância das atividades paralelas culturais e esportivas. Segundo presidente, o foco na conscientização tem gerado bons resultados com a recuperação de jovens através de frequentes eventos, nos quais representou a Câmara Municipal, realizados com a colaboração de grupos voluntários como Curitiba Te Quero Sem Drogas e Força Jovem, ao longo do ano. "O esporte e a cultura são as grandes armas contra as drogas, prova disso são os jovens recuperados que hoje multiplicam a mensagem sobre os perigos das drogas,” disse o vereadorque pretende levar, através da Frente, vários eventos alusivos à luta contra as drogas.
Ele ressaltou em especial a “Seletiva Nocaute ao Crack”que reuniu 20 combates de diversas modalidades de artes marciais e lotou a estrutura do Círculo Militar, que comporta cerca de cinco mil pessoas. “Destaco aqui o Nocaute ao Crack, que mobilizou milhares de jovens. Esta é uma luta para salvar vidas”, resumiu o vereador. Além dessa ação, ocorre há três meses a “Copa Libertadores do Crack”, todos os finais de semana com partidas de futsal simultâneas em três quadras cedidas pela Prefeitura, nas quais as 64 equipes batizadas com nomes dos bairros de Curitiba disputam e levam mensagens de conscientização e cartilhas de orientação sobre os perigos das drogas.
Neste ano já ocorreram eventos ligados ao basquete “Enterrando o Crack”, skate “Manobra Contra as Drogas” e os próximos são o “Olé nas Drogas” com futebol e o Nocaute ao Crack oficial com lutas profissionais.
Também compõem Frente Parlamentar Contra o Crack e Outras Drogas o vereador Cristiano Santos (PV) na vice-presidência,  Beto Moraes (PSDB), Chicarelli (PSDC), Jorge Bernardi (PDT), Noemia Rocha (PMDB), Paulo Salamuni (PV), Rogério Campos e Tiago Gevert, ambos do PSC.
-- 

Rafaella Luvizotto | (41) 9142-4647

Nenhum comentário: