Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sábado, 25 de janeiro de 2014

Guarda Municipal de Sarandi com armas.

Com a criação da Corregedoria da Guarda Municipal (GM) autorizada pela Câmara de Sarandi, a expectativa é de que até a metade do ano, os agentes possam utilizar armas de fogo durante patrulhamento pelas ruas da cidade. O projeto foi aprovado em três sessões extraordinária realizadas durante a semana passada.
Agora, o município vai estruturar esse setor com um advogado e atendentes. A criação da corregedoria é uma exigência legal que é fiscalizada pela Polícia Federal. O setor funcionará de forma semelhante aos modelos das corregedorias das polícias Civil, Militar e Federal. A unidade funciona basicamente no controle do trabalho dos guardas que andarão armados.
A medida visa também evitar abusos dos agentes. A Corregedoria e Ouvidoria vão funcionar junto ao gabinete do secretário. A função será receber denúncias da população, reclamações sobre atos considerados arbitrários, desonestos.
Depois da análise, a Corregedoria pode propor aos órgãos competentes da administração a instauração de sindicâncias, inquéritos e outras medidas necessárias para a apuração das irregularidades. Vai ser mantido um serviço telefônico gratuito destinado a receber as denúncias e reclamações, com sigilo.
“É uma necessidade da lei e estamos cumprindo”, disse o secretário de Trânsito e Segurança de Sarandi, Aparecido Antônio. Agora, os agentes devem passar por treinamento com a Polícia Militar, que deverá levar aproximadamente 120 dias.Fonte o Diário

Nenhum comentário: