Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Em ano de Copa, espaço temático do futebol volta à Expoingá



Pelo segundo ano consecutivo, uma das atrações da Expoingá 2014 será o espaço temático do futebol, que terá a ‘cara’ da Copa do Mundo. Assim como no ano passado, o espaço ficará no interior do Pavilhão de Indústria e Comércio "Christina Helena Barros” e contará com a participação de três ídolos do futebol brasileiro, sendo o ex-meio campista Biro-Biro, o ex-ponta esquerda Edu e o ex-zagueiro Ademir da Guia. Eles irão se revezar no estande, sendo que diariamente um deles estará local, disponível para autógrafos e fotos.

A poucos dias da Copa do Mundo e em sintonia com o tema da Expoingá, não poderia ser diferente. A decoração do estande vem repleta de acessórios e com as cores brasileiras. “Este espaço foi criado para trazer à Expoingá a expectativa dos jogos da Copa e também para mostrar que os campeões do campo e da cidade estarão na feira. Foi um sucesso no ano passado e, por isso, volta este ano. Agora é contagem regressiva e a exposição entra no clima de geração de negócios, entretenimento e lazer”, diz o presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Wilson de Matos Silva Filho.

Confira um pouco mais sobre cada um desses grandes ícones do futebol brasileiro:

Jonas Eduardo Américo (Edu) - Com 183 gols, o eterno camisa 11 do Peixe, é considerado por muitos, o melhor ponta-esquerda da história do futebol. Edu começou a carreira da mesma forma que Pelé, aos 15 anos, jogando pelo Santos. Um ano depois, o jogador teve sua primeira participação com a camisa da Seleção Brasileira, foi na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, com apenas 16 anos de idade, tornando-se uns dos mais novos jogadores a ser convocado e inscrito para disputar uma Copa. Quatro anos depois, novamente convocado, conquistou um dos maiores títulos de sua carreira sagrando-se tricampeão mundial com a Seleção que encantou o mundo. Em 74, Edu também foi convocado, porém, a Seleção Canarinho não obteve sucesso. Com a camisa santista, o ponta-esquerda foi cinco vezes campeão paulista nos anos de 1965, 1967, 1968, 1969, 1973 e campeão da Taça Roberto Gomes Pedrosa, em 1968. Já com a camisa do rival Corinthians, levantou o caneco uma vez pelo estadual de 1977.


Antônio José da Silva Filho (Biro-Biro) - Conhecido pela irreverência dentro das quatro linhas e pela forte marcação em cima dos adversários, o ex-meio campista, Biro-Biro, fez história vestindo a camisa do Corinthians, ao lado de Sócrates e Casagrande. Ele que conquistou quatro Campeonatos Paulista, 1979, 1982, 1983 e 1988 com a camisa do Timão, sendo autor do gol do título de 82, em cima do rival São Paulo. Também chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira e passou pelo Sport, Portuguesa, Guarani, Remo, Botafogo -SP e Nacional – SP. Um fato curioso que chama a atenção até hoje, é que Biro-Biro chegou a servir na época como protesto contra o regime militar, quando eleitores anulavam o voto escrevendo seu nome na cédula eleitoral, mesmo sem ele ser candidato a nada. Porém, anos depois, em 1988, Biro-Biro foi realmente candidato a vereador na cidade de São Paulo e foi eleito.
Ademir da Guia - Com 153 gols, é o terceiro maior goleador da história alviverde. A sua importância para o Palmeiras é evidenciada pela honra que recebeu, destinada somente a mais dois jogadores que defenderam o clube (Junqueira e Waldemar Fiúme): um busto em uma alameda da sede do clube. Pela seleção Brasileira, foram nove jogos oficiais, inclusive, contra a Polônia, na disputa do terceiro lugar do Mundial de 74. Vestiu a camisa amarela em um jogo marcante para os palmeirenses: a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Uruguai, em 7 de setembro de 1965, no Mineirão. Quando o Palmeiras representou o país no amistoso que fez parte das comemorações da inauguração do estádio mineiro.
Pelo Palmeiras foi cinco vezes campeão Brasileiro, cinco vezes campeão Paulista e tem a impressionante marca de 901 jogos disputados. 

Nenhum comentário: