Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sarandi está no Mapa da violencia

O Paraná possui oito municípios com maior número de homicídios por 100 mil habitantes, entre os 100 com mais de 10 mil habitantes no ano de 2012. Os dados fazem parte do Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americano (Cebela)
 O ranking contabiliza a média de homicídios, buscando as informações do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. E o estudo apresenta, também, os dados comparativos de 2008 a 2012 com taxa de homicídios com a população total e, em separado, a população jovem.
Ao levar em conta o total de jovens mortos por homicídios em 2012, a participação de municípios paranaenses aumenta para dez entre os 100 com mais de dez mil jovens. Entre os paranaenses, lidera a listagem o município de Campina Grande do Sul, na região Metropolitana de Curitiba, com a 27ª posição nacionalmente. Em seguida vem Sarandi (29ª nacionalmente), da Região Metropolitana de Maringá. seguido de Foz do Iguaçu (48º), Almirante Tamandaré (61º), Cascavel (64º), Colombo (75º), Piraquara (79º), Cambé (16 km de Londrina) aparece na 80ª posição, seguido de Pinhais (81º) e e Campo Mourão (95º).
Considerando a população total, em municípios com mais de 10 mil habitantes, Campina Grande do Sul é o mais violento do Paraná e o 14º do Brasil. Tamarana (55 km de Londrina), é o segundo mais violento no Estado e 25º nacionalmente, seguido de Guaíra (51º no país), Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá (54º), Florestópolis (66 km de Londrina) na 76ª posição, São Miguel do Iguaçu (92º), Santa Tereza do Oeste (95º) e Foz do Iguaçu (100º).
No comparativo com outros países, o Brasil ocupa a 7ª posição em taxas de homicídio por 100 mil habitantes na população total, e 8ª colocação com a população jovem. No índice de população total o país fica atrás de El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Colômbia, Venezuela e Guadalupe. Entre a população jovem está atrás de El Salvador, Trinidad e Tobago, Venezuela, Colômbia, Guatemala, Porto Rico e Ilhas Cayman.
Entre os municípios da região Sul do país, o Paraná é o que tem o maior número de homicídios registrados em 2012. De um total de 6.643 mortes violentas registradas durante este ano na região, o Paraná registrou 3.464 homicídios, seguido do Rio Grande do Sul, com 2.363 mortes e de Santa Catarina, com 816.
São Paulo é considerado o Estado com o maior número de homicídios, seguido da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraná, Pernambuco e Parpa.
Os dados e outras informações podem ser obtidas no site do Mapa da Violência. fonte o Diario

Nenhum comentário: