Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

H1- O “vale a pena ver de novo” no telejornalismo da Globo?

 



*Joel Cardoso

Começa hoje (1º) o novo programa de jornalismo da TV Globo, o Hora Um da Notícia, a partir das 5 da manhã com apresentação de Monalisa Perrone. Com certeza vai continuar “cozinhando”  as mesmas notícias dos outros programas da emissora, que insistem em abordar as mesmas notícias do dia. Nada de novo. Chega a ser maçante ouvir as mesmas informações durante todo o dia “jornalístico" da Globo.

Quer apostar? Na estréia de logo mais, as pautas serão: o estado de saúde do Pelé, a tabela do Brasileirão, o rebaixamento do Botafogo para a série “b”, a viúva negra que matou 4 companheiros para ficar com a aposentadoria, as eleições no Uruguai, etc. etc. Tudo que já foi notícia em telejornais anteriores.

O que pode ser diferente? Ah, sim, a situação do trânsito na Marginal Pinheiros, na Marginal Tietê na capital paulista, e outras informações que estão longe de interessar aos moradores de Santa Cruz de Monte Castelo, de Cianorte, Cruzeiro do Oeste e até mesmo para quem mora em Maringá, Londrina ou mesmo em Curitiba.


Também poucos terão interesse, neste horário, em saber que o novo programa terá um telão interativo, com as manchetes dos jornais que estão chegando às bancas. Os textos gravados por Monalisa Perrone serão ilustrados com imagens. Às 3h30, chega a apresentadora do tempo, Maria Júlia Coutinho.

A Globo insiste em impor normas em classificar o que é relevante para a vida do telespectador. Os correspondentes internacionais vão contar, ao vivo, o que acabou de acontecer no mundo. Geralmente outras emissoras tentam imitar a Globo. Desta vez, a Globo que quer imitar outra emissora.


.E tem mais novidade. A partir de hoje o “Paraná TV” vai começar mais cedo, às 6h, horário de Brasília. E o Bom Dia Brasil, que continua começando às 7h30, vai ganhar mais tempo, para dar as mesmas notícias do Hora 1 da Notícia. Ganhou mais tempo,  passando a ficar no ar até às 9h.

Com essas mudanças, o jornalismo da Globo passa a ficar direto no ar, ao vivo, durante quatro horas seguidas – das 5h às 9h – para todo mundo ouvir de maneira repetitiva, as mesmas notícias que serão “cozinhadas” também no Jornal Hoje, no Jornal Nacional e no Jornal da Globo. Ninguém aquenta mais...ou aguenta? 





*Jornalista em Maringá e integra a União dos Jornalistas e Escritores.


Tags: Hora 1 Globo Vale a pena ver de novo jornalismo

Nenhum comentário: