A 11ª edição do ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas confirma o sucesso atual das empresas de tecnologia nas áreas de computação e serviços de Internet. Entre as dez empresas mais valiosas em 2010, metade pertencem a esta área. E entre as que encabeçam a lista – com exceção da Coca-Cola que é a número um desde o primeiro ranking – estão a IBM , a Microsoft e o Google.
Do ranking, as marcas que tiveram os maiores ganhos em seu valor no último ano são reconhecidas empresas de tecnologia: Apple (+37%), Google (+36%) e BlackBerry (32%).
No grupo das marcas que perderam valor está a Harley Davidson que caiu (-24%). Entre outras razões, em tempos de crise, a legendária motocicleta se tornou uma compra irrelevante.
A Toyota (-16%) cuja marca era sinônimo de eficiência e confiança foi fortemente impactada por um recall anunciado em janeiro, envolvendo diversos modelos defeituosos. A Nokia (-15%) reagiu muito lenta à invasão dos smartphones.
A Dell (-14%) vem enfrentando dificuldades com o desenvolvimento de sua marca e sub-marcas. O Citi, com perda de (-13%), estava entre as instituições financeiras mais impactadas pela crise econômica de 2008.
As dez marcas mais valiosas:
1. Coca-Cola: US$ 70,4 bilhões;
2. IBM: US$ 64,7 bilhões;
3. Microsoft: US$ 60,8 bilhões;
4. Google: US$ 43,5 bilhões;
5. GE: US$ 42,8 bilhões;
6. McDonald´s: US$ 33,5 bilhões;
7. Intel: US$ 32 bilhões;
8. Nokia: US$ 29,4 bilhões;
9. Disney: US$ 28,7 bilhões;
10. HP: US$ 26,8 bilhões.
fonte Espaço Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário