Os paranaenses vão começar a pagar mais caro pela energia elétrica já na próxima conta mensal. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã desta terça-feira (21), em reunião pública, o reajuste solicitado pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) que, para os consumidores de residências (de baixa tensão), será de 3,14%.
Às indústrias e empresas que utilizam energia de alta tensão (de 2,3 a 230 kV) o aumento será de 2,77%. As novas tarifas podem ser aplicadas a partir da próxima sexta-feira (24) e atinge 3,7 milhões de unidades consumidoras, distribuídas por 393 municípios do Estado.
Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos considerados típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e o fator X, que é o percentual a ser subtraído do Indicador de Variação da Inflação (IVI), quando da execução dos reajustes tarifários anuais entre revisões periódicas, com vistas a compartilhar com os consumidores os ganhos de produtividade estimados para o período, segundo resolução normativa da Aneel de 2006.
Um comentário:
mSargento Baradel disse: Prezados leitores desse blog, existe tantas mentiras e assistencialismo barato por parte da maioria dos políticos os quais tentam enganar os eleitores Sarandienses para tentar se reelegerem em 2012; mas graças a Deus ainda existe pessoas sérias, tais como: bloguistas, profissionais da imprensa, religiosos etc. os quais orientam para que os eleitores saibam escolher os futuros políticos que vão administrar Sarandi em 2012. Exemplo: A Ciretran de Sarandi é um órgão que trás uma fantástica renda a Sarandi através dos 50% pagos do IPVA do veículos emplacados em Sarandi, alem de muitas outras taxas pagas tais como: renovatório de CNH,multas emplacamentos etc e esse órgão esta deixando a desejar e isso é culpa de nossos politicos que não fiscalizam.
Postar um comentário