Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dia do Soldado

Amanhã dia 25 é considerado o dia do Soldado Brasileiro a quem reverenciamos pela sua data magna. Quando criança, no dia 25 de agosto cantava-se nas escolas o Hino ao Soldado.Atualmente nem hinário se usa mais.No Dia do Soldado reverencia-se também o Duque de Caxias que é o patrono do soldado brasileiro pela sua bravura e patriotismo.Vamos relembrar um pouco de sua história .

"Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias é o insigne Patrono do Exército Brasileiro, que o reverencia na data de seu nascimento - 25 de agosto - "Dia do Soldado"

Caxias pacificou o Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, províncias assoladas, no século passado, por graves rebeliões internas, pelo que recebeu o epíteto de "O Pacificador".

Comandou Exércitos em três campanhas externas: na mais difícil delas, quando em Lomas Valentinas, no ano de 1868, tomado de justo orgulho, bradou aos seus soldados: "O Deus dos Exércitos está conosco. Eia! Marchemos ao combate, que a vitória é certa, porque o General e amigo que vos guia, ainda, até hoje, não foi vencido!".

Caxias organizou o Exército Brasileiro, fez-se político, governou províncias e o próprio Brasil, pois foi Presidente do Conselho de Ministros por três vezes.

Não apenas por tudo isso, "O Pacificador" foi o vulto mais exponencial de seu tempo, chamando-lhe os apologistas, de "O Condestável do Império".

O saudoso e venerando jornalista Barbosa Lima Sobrinho o cognomina de "O Patrono da Anistia" e o povo brasileiro, em espontânea consagração, popularizou o vocábulo "caxias", com o qual são apelidados os que cumprem, irrestritamente, os seus deveres.

Um comentário:

ValCampos disse...

Aumentei um pouquinho meus conhecimentos históricos e vocabular...