A última ação da campanha “Não dê Esmola”, desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), resultou no encaminhamento de 10 crianças e adolescentes para os serviços do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). A abordagem se concentrou no cruzamento das avenidas São Paulo e XV de Novembro, considerado o local de maior incidência de mendicância de menores.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Ulisses Maia, destaca que a campanha tem como objetivo principal identificar o motivo pelo qual essas crianças estão em situação de rua ou de trabalho infantil para resolver o problema utilizando serviços sociais.
“Nossa abordagem permite verificar o motivo pelo qual essas crianças estão nas ruas e fazer um trabalho de reestuturação familiar, combatendo essa situação com os serviços oferecidos pela Prefeitura. Sabemos que a população dá esmola pensando em ajudar. Mas muitos desses meninos e meninas são explorados por adultos e esse procedimento não ajuda o desenvolvimento de trabalho da assistência social”, explica.
A campanha consiste em trabalhos de panfletagem, capacitação de profissionais, intensificação do projeto Família Acolhedora (serviço de acolhimento e proteção social) e no mapeamento de crianças e adolescentes com mão-de-obra explorada, envolvendo a particiação dos municípios de Sarandi, Paiçandu e Marialva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário