Mesa farta, repleta de frutas, salgadinhos, pão, presunto, queijo, iogurte, café e leite. Foi assim que as diretoras da Sociedade Rural Mulher recepcionaram cerca de duzentos idosos, nesta terça-feira, na Casa do Nelore. O café da manhã solidário é um dos tradicionais eventos realizados dentro da programação da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, a Expoingá. Neste ano, foi a oitava edição.
Os convidados da manhã desta terça-feira são idosos assistidos pelo Asilo São Vicente de Paula, Lar dos Velinhos, Wajun-Kai, Condomínio do Idoso, Centro Dia do Idoso e Centro de Convivência João Paulo II. Ao chegarem ao local, os sorrisos estampados nos rostos, mostravam a alegria e a satisfação de poderem participar do encontro. Nem a chuva que caía, no horário, diminuiu o entusiasmo deles.
A presidente da Sociedade Rural Mulher, Adriane Dallagnol, fez questão de ressaltar a satisfação de estar à frente de um evento desta natureza. “O café começou a ser preparado há três semanas. Muitas pessoas se dedicaram e aplicaram muito carinho, para que as senhoras e os senhores fossem recepcionados à altura que vocês merecem”, destacou.
O aposentado, Toshiyuki Koga, 83 anos, afirmou que o dia estava mais iluminado, apesar da chuva. “Está muito bonito. Fomos bem recebidos. Atitudes iguais a essa, deixam as nossas vidas mais alegres”, declarou. Para a vice-diretora do Lar dos Velinhos, irmã Eliane Pena dos Santos, quando se aproxima da Expoingá os idosos já se animam. “Eles sempre perguntam se já chegou o convite e quando eles vão passear”, revela.
Segundo a coordenadora do Centro Dia do Idoso, Sirlei Oikawa, ações semelhantes à da Rural Mulher ajudam os idosos a estabelecerem vínculos. “Quando eles chegam, percebe-se que a conversa muda, revive a memória deles. É de extrema importância, pois, assim, é possível a interação com a família e a comunidade”, frisa.
O café ainda contou com a presença de profissionais da educação física que passou exercícios aos idosos, além, de uma dupla de cantores que convidaram os senhores e senhoras para assumir o microfone e animar o evento ao som de canções como, Romaria, Telefone Mudo, entre outras.
O tema da Expoingá 2013 é “Semeando Sustentabilidade”. A Feira vai até o dia 19. A expectativa de comercialização é de R$ 260 milhões. Nesse valor, estão contabilizados os negócios prospectados e concretizados em todos os segmentos presentes no evento. Em relação ao público, a estimativa é a de que mais de 500 mil pessoas visitem o Parque de Exposições, durante os onze dias da Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário