Jornal O Repórter Regional

Jornal  O Repórter Regional

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Procon em Sarandi vai indo bem






O PROCON  de Sarandi vai indo bem nas suas ações em defesa dos consumidores. Cerca de 300 pessoas por mês procuram o órgão para fazer as suas reclamações e são bem atendidas pelos atendentes , Hugo Leonardo, Aline e Eliane . Na retaguarda  Paulo Garcia  o fiscal que faz  a fiscalização de estabelecimentos infratores e serve como escrevente para o registro dos autos e ajuda acompanhar os processos. O Coordenador do Procon é o advogado Dr. Alexandre Bacelar Peraro  que está há 3 anos no cargo e tem inovado e dinamizado o setor. O Procon  de Sarandi foi o responsável por uma ação pertinente contra  dois bancos da cidade, para que eles façam a divisória nos caixas dando mais privacidade e segurança aos clientes e usuários. Cerca de R$400.000,00 é o montante de multas lançadas contra estabelecimentos bancários e supermercados que tiveram em suas prateleiras produtos com datas vencidas. R$ 15.000,00 já foram recebidos, uma grande rede de supermercado de Sarandi está recorrendo. O Procon mantém linha  telefônica direta com as empresas de telefonia , porque são as mais são acionadas pelos consumidores.Segundo o Dr. Bacelar . cerca de 80% dos casos são resolvidos, extra judicialmente através da mediação dos atendentes, do fiscal e com a intervenção dele próprio. As multas recebidas vão para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor . O Coordenador disse que o consumidor de Sarandi , embora meio tímido nas suas reclamações, está começando a entender que reclamar é preciso, para melhorar os serviços dos estabelecimentos, sejam eles de qualquer setor. O Consumidor deve ler  acesso sempre ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor e do Manual do Consumidor que é distribuído gratuitamente. Este ano o Procon já chegou a 2086 orientações, instaurou 266 processos. A telefonia fixa é a primeira em reclamações num total de  476 de reclamações, telefonia celular vem em segundo com 262, depois vem reclamações  aos bancos 247, e financeiras com 162,  Tv por assinatura 157, cartão de crédito, 139,  Internet(ADSL,Cabo, Móvel etc) 84. provedor  de internet 46.As reclamações referente produtos chegaram a 357. O órgão mantém um site onde o consumidor pode acompanhar o trabalho do Procon, deixar sugestões e .fazer denuncias. www.sarandi.pr.gov.br/procon 

Nenhum comentário: