O PROCON de Sarandi
vai indo bem nas suas ações em defesa dos consumidores. Cerca de 300 pessoas
por mês procuram o órgão para fazer as suas reclamações e são bem atendidas
pelos atendentes , Hugo Leonardo, Aline e Eliane . Na retaguarda Paulo Garcia
o fiscal que faz a fiscalização
de estabelecimentos infratores e serve como escrevente para o registro dos autos
e ajuda acompanhar os processos. O Coordenador do Procon é o advogado Dr.
Alexandre Bacelar Peraro que está há 3 anos
no cargo e tem inovado e dinamizado o setor. O Procon de Sarandi foi o responsável por uma ação
pertinente contra dois bancos da cidade,
para que eles façam a divisória nos caixas dando mais privacidade e segurança
aos clientes e usuários. Cerca de R$400.000,00 é o montante de multas lançadas
contra estabelecimentos bancários e supermercados que tiveram em suas
prateleiras produtos com datas vencidas. R$ 15.000,00 já foram recebidos, uma
grande rede de supermercado de Sarandi está recorrendo. O Procon mantém
linha telefônica direta com as empresas
de telefonia , porque são as mais são acionadas pelos consumidores.Segundo o
Dr. Bacelar . cerca de 80% dos casos são resolvidos, extra judicialmente
através da mediação dos atendentes, do fiscal e com a intervenção dele próprio.
As multas recebidas vão para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor . O
Coordenador disse que o consumidor de Sarandi , embora meio tímido nas suas
reclamações, está começando a entender que reclamar é preciso, para melhorar os
serviços dos estabelecimentos, sejam eles de qualquer setor. O Consumidor deve
ler acesso sempre ao Código de Proteção
e Defesa do Consumidor e do Manual do Consumidor que é distribuído
gratuitamente. Este ano o Procon já chegou a 2086 orientações, instaurou 266
processos. A telefonia fixa é a primeira em reclamações num total de 476 de reclamações, telefonia celular vem em
segundo com 262, depois vem reclamações
aos bancos 247, e financeiras com 162,
Tv por assinatura 157, cartão de crédito, 139, Internet(ADSL,Cabo, Móvel etc) 84.
provedor de internet 46.As reclamações
referente produtos chegaram a 357. O órgão mantém um site onde o consumidor
pode acompanhar o trabalho do Procon, deixar sugestões e .fazer denuncias. www.sarandi.pr.gov.br/procon
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